slots o que significa

Semana termina com tempo aberto em grande parte do Brasil

Publicado em 04/09/2015 07:27
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

A primeira semana de setembro vai terminando com tempo aberto e sem previsões para chuvas para essa sexta-feira em grande parte do Brasil, apenas poderá vir a ocorrer pancadas de chuvas, isoladas e de curta duração sobre a região sudeste e extremo leste de São Paulo. Desse modo, essa sexta-feira será mais um dia bastante favorável as práticas agrícolas, como colheita da cana de açúcar, do café, algodão e para a finalização do milho safrinha. As temperaturas continuarão bastante altas, com os termômetros marcando valores bem acima da média em vários municípios do Sudeste e Centro-oeste.

O final de semana deverá ser também de tempo aberto e com possibilidade apenas para possíveis pancadas de chuvas isoladas sobre a faixa leste das regiões Sul e Sudeste. Mas já na segunda-feira há previsões para pancadas de chuvas mais generalizadas sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais. Serão chuvas irregulares e com volumes muito variados entre uma localidade e outra. E aos poucos esse sistema meteorológico irá avançar e ganhar intensidade sobre boa parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Com isso, os trabalhos de colheita poderão vir sofrer paralisações momentâneas, bem como algumas práticas agrícolas. Mas como serão chuvas irregulares, uma ou outra localidade poderá não ser tão prejudicada. E com o retorno das chuvas as temperaturas não deverão ficar tão altas quando essa semana.

Já para os Estados Unidos, a sexta-feira será de chuvas apenas na forma de pancadas sobre algumas localidades do meio-oeste e esse deverá ser o padrão do tempo durante esses próximos 5 dias, ou seja, chuvas apenas na forma de pancadas. Essa irregularidade no regime das chuvas tem provocado perdas de produtividade em várias lavouras de soja e milho, uma vez que em algumas microrregiões os volumes de chuvas ocorridos nessas últimas 3 semanas foram muito baixos, causando estresse hídrico. E mesmo com a previsão de chuvas para esses próximos dias, ainda poderão vir a ocorrer perdas pontuais. O mesmo deverá vir a ocorrer ao longo do mês de setembro, com a colheita, pois as simulações dos modelos de previsão indicam chuvas mais generalizadas e até mesmo em bons volumes ao longo de todo o mês de setembro, porém ainda continuarão irregulares. Desse maneira, haverá regiões que terão dificuldades para a realização da colheita e outra não.

Alerta Agroclimático - 04 setembro 2015 - Mapa Brasil

Alerta Agroclimático - 04 setembro 2015 - Mapa Eua

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário

    slots o que significa Mapa do site