goinbet

Associação Brasileira da Indústria de Café anuncia programa de logística reversa de cápsulas de café e multibebidas no Paraná

Publicado em 14/09/2023 12:39
ABIC, em parceria com JDE, Melitta, Nestlé e Três Corações, convida população a participar da iniciativa 

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que possui como um de seus pilares a sustentabilidade, soma esforços com empresas associadas – Grupo Três Corações, Jacobs Douwe Egberts (JDE),Melitta e Nestlé (Dolce Gusto e Nespresso), para a realização do projeto piloto de logística reversa no estado do Paraná, cujo objetivo é estabelecer um programa para a coleta, transporte e destinação adequada das cápsulas após o consumo.

Coletores para cápsulas de café e multibebidas estarão acessíveis para a população

Para a realização do projeto, a ABIC conta com a parceria da Yattó. A empresa irá gerenciar toda a operação com a coordenação da Associação e das indústrias parceiras, as maiores do segmento no Brasil. Serão disponibilizados coletores para cápsulas de café e multibebidas, de todos os tipos e marcas, na região da Grande Curitiba e Oeste do estado do Paraná. Os locais escolhidos são cooperativas, escolas, universidades, condomínios, supermercados, ruas de comércio e shopping centers, além de coleta porta a porta em bairros mapeados. A população precisará separar os materiais, encaminhar para a coleta seletiva ou levá-los para os pontos de coleta disponíveis (exceto nos casos de coleta domiciliar).  Os endereços dos pontos de coleta estão disponíveis no site.

Prefeitura de Toledo firmou parceria visando a conscientização da população

Foi firmada também uma parceria com a Prefeitura de Toledo, município do oeste paranaense, para a conscientização da população e entrega das cápsulas pós-consumo na coleta seletiva da cidade. Tais resíduos serão direcionados para a cooperativa de catadores da região, que receberá o material coletado.  Todo os itens serão destinados de forma ambientalmente correta, sendo o resíduo orgânico enviado para compostagem e produção de adubo, e as embalagens plásticas e de alumínio utilizadas como matéria-prima reciclada para outros produtos. Dessa maneira, os consumidores colaborarão com o descarte correto das cápsulas. A iniciativa busca garantir que esses materiais sejam coletados e tenham destinação ambientalmente adequada, além de incentivar a criação de programas de reciclagem locais e iniciativas que trabalhem para criar soluções em logística reversa de cápsulas de cafés e multibebidas e outras embalagens em geral.

As empresas Grupo Três Corações, Jacobs Douwe Egberts (JDE), Melitta e Nestlé (Dolce Gusto e Nespresso) participaram de diversos alinhamentos, webinares e atividades de sensibilização, como a visita ao Centro de Reciclagem Nespresso e Dolce Gusto na Grande São Paulo, para enfatizar a importância do consumo consciente. Um dos objetivos da iniciativa setorial é otimizar a acessibilidade e a conveniência da reciclagem aos consumidores, com apoio a cooperativas e proposta de aumento na taxa efetiva de reciclagem do setor em cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Selo de Sustentabilidade

A ABIC possui o Programa de Cafés Sustentáveis do Brasil, que certifica produtos com rastreabilidade assegurada, desde a produção até a industrialização, o que o torna único no mundo. Os cafés que contam com o Selo de Sustentabilidade da ABIC são produzidos com os grãos provenientes de fazendas certificadas quanto à sua produção sustentável, que preservam o meio ambiente e respeitam o produtor. O processo de industrialização é auditado quanto às boas práticas de fabricação e os produtos classificados em categorias de qualidade, por meio de uma metodologia de análise sensorial, nas categorias Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABIC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário

    goinbet Mapa do site